domingo, julho 27, 2014

Turquia - Água para quem tem sede


Como parte da hospitalidade turca, prover água para os viajantes que passam pela cidade tem sido desde as gerações mais antigas uma tradição que é vista nas ruas da Turquia. 
Estive em Denizli, província e cidade no sudoeste da Turquia, e lá pude ver que em diversas ruas encontram-se fontes de água potável para as pessoas que passam pela rua e sentem sede. A qualidade da água é muito boa, e diversas pessoas enchem suas garrafinhas, e em algumas fontes é possível ver canecas para facilitar ainda mais para as pessoas beberem a água. 
O meu amigo turco me explicou que isso faz parte da  hospitalidade turca, que não só deve acontecer com os hóspedes que visitam as suas casas, mas também aos viajantes e transeuntes desconhecidos que passam pela cidade e precisam beber água. Hoje em dia, estamos acostumados a comprar uma garrafinha de água ou parar em uma lanchonete, supermercado e comprar uma bebida, mas nem sempre foi assim há anos atrás. Por isso, que ainda vemos nas ruas esse gesto de solidariedade e fraternidade turca.

Nenhum comentário: