segunda-feira, novembro 28, 2005

Reflexoes

Acao de Gracas e Boas acoes?

No inicio do dia comecei a pensar sobre o dia de acao de gracas (thanksgiving), e refleti sobre o comportamento das pessoas em dias como esse. A expectativa que se tem sobre esse dia de que as pessoas pratiquem boas acoes e se reunam com a familia, ou amigos e tenham uma ceia com um peru. Todos se tornam bons e simpaticos uns com os outros. Como um dia programado para todos serem bons. Entao, pensei nesse condicionamento que transforma as pessoas por um dia, para que depois elas voltem ao normal. Isto e : pessoas que nao estao muito preocupadas se todas as suas acoes serao boas ou nao. Esse pensamento desencadeou outra questao que ora e meio retorna a minha mente, que e a questao das acoes da pessoas estarem vinculadas aos seus proprios interesses. Repensei sobre qual seria o interesse das pessoas de aceitarem essa ideia de fazerem boas acoes nesse dia. Qual seria o temor de se negarem a fazer boas acoes que viessem as suas mentes, ou de fazer algo que percebessem que estivesse ao seu alcance? Temeriam talvez o terrivel rotulo de serem mas? Temeriam o remorso de nao terem feito nada de bom no dia em que todos fazem boas acoes? Ou temeriam ainda a situacao de serem excluidas da pratica em que a sociedade se propoe a fazer nesse dia? Ou de repente estou enganado, nao tendo, assim, nenhum temor como motivacao para as pessoas serem gentis, generosas e solidarias com seus semelhantes nesse dia.
Enquanto estive me indagando sobre esse assunto, surgiu um cliente de onde trabalho e com eu ia servi-lo ele veio somente me trazer uma consideravel gorjeta. Essa atitude "surpresa" me deixou desconcertado e pos uma lenha antagonica na minha fogueira de duvidas. Enquanto eu decidia nao ir para o jantar entre amigos para comermos o tal peru, e celebrarmos em paz o dia de acao de gracas, comecei a mudar a minha ideia e tentar nao soar tao rebelde para as outras pessoas. Mais tarde ainda, quando no meu trabalho tive problemas para concluir as tarefas que eu tinha ate o final do dia, estive desesperado. Mas outro fato aconteceu de 4 pessoas virem me ajudar para que eu conseguisse concluir o resto do trabalho e sair daquela enrascada. Ufa! quantas ideias conflitivas sobre esse assunto. Afinal, por que sera que as pessoas praticam boas acoes? Por interesses pessoais ou simplesmente altruismo?

6 comentários:

Anônimo disse...

Acabo concordando no ponto em que você comenta que as pessoas acabam sendo motivadas por um "medo", esse medo acho que não é o do remorso no dia seguinte, mas sim de se sentir excluido, no dia em que todos os outros estaram tão "unidos", sim, entre aspas porque tal união por apenas 1 dia não pode ser levada a sério. As pessoas já se sentem muito sozinhas e isoladas nos dias de hoje, e sentem medo de escapar dos padrões. Isso não acontece somente no dia de ações de graças (que eu não conheço muito pois no Brasil não o comemoram), no natal ocorre algo parecido, porém não entre amigos e vizinhos, mas dentro da familia, não passar o dia 24 ou 25 com a familia foge dos padrões impostos, e a partir daí a pessoa sente o medo de ser excluída mais uma vez, por não seguir mais uma das regras. Regras essas que são tão faceis de serem combatidas, porém, não sei porque, as pessoas sentem tanto esse medo de serem excluidas. Acho que as pessoas acabam pensando mais nos outros do que nelas mesmas, pensam no que os outros vão pensar se ele não fazer tudo o que esses outros fariam, mas isso é completamente errado, pode parecer um comentario egoísta, mas as pessoas deviam pensar um pouco mais em sí mesmas e não pensar tanto no que os outros iram pensar, é claro, tudo deve ter um controle, não seria possivel viver em uma sociedade em que cada um faz o que quer e não pensa nos outros, mas entre você pensar nos outros, e pensar no que os outros iriam pensar de você existe uma diferença. O que quero dizer é que nada deve ser levado ao extremo, a pessoa não deve nem ser completamente egoísta e só pensar nela mesma, mas também não deve esquecer de pensar nela mesma para pensar nos outros.
O que você acha P.H.?


ps. Sou o Bruno, namorado da Carol, seu ex-aluno no CNA :-)

Anônimo disse...

Poxa PH.....que pregunta difícil......

Eu lí seu comentário sobre boas ações e fiquei refletindo se realmente as pessoas fazem boas ações por que são boas mesmo ou por algum interesse.

Posso dar o meu próprio exemplo???

Vamos lá: Quando eu faço qualquer boa ação, seja no dia de ação de graças ou não, eu faço com a intenção de que as pessoas beneficiadas se sintam mais felizes e que percebam realmente a boa ação. Mesmo que elas não percebam, eu me sinto muito bem. Pra mim ganhei um ponto no requisito prestativo, honesto, educado, compreensivo, e outros.

E é isso......só mesmo conversando pra dizer tudo que acho sobre isso.

Espero ter colaborado.
Artur Giovanni

Anônimo disse...

Boas ações num único dia do ano?? Refletir sobre boas ações somente no Dia de Ação de Graças ou no Natal?? Seriam tais ações causadas por medo ou por imposição da sociedade ou em benefício próprio??
É um tema complexo, até porque o ser humano é complexo e não há uma resposta exata.
Vivemos num mundo egoísta, onde tudo e todos "deveriam satisfazer as nossas vontades". Passamos o ano todo criticando q as ruas estão cada vez mais sujas, qdo nós mesmos não queremos ter o trabalho de jogar o lixo no lixo ou de separar o lixo p/ reciclagem; passamos o ano todo reclamando q muita gente não nos trata bem, qdo nós muitas vezes tb não os tratamos; passamos o ano todo dizendo q o governo tem q dar comida ao povo, enquanto compramos comida demais e o resto jogamos fora, enfim, sempre pensamos demais e agimos de menos.
É claro q os governantes têm q cuidar do lixo, dar condições de as pessoas viverem c/ dignidade, mas nós esquecemos q se cada um de nós fizermos a nossa parte ( por mais q pareça insignificante) poderemos, sim, viver num mundo melhor.
Fazer boas ações em um só dia do ano pode aliviar a consciência "pois fiz a minha parte". Parte de quê? De sentar numa mesa c/ pessoas conhecidas, comer uma boa comida e dar alguns presentes?? Precisamos ir além. Precisamos fazer boas ações não por medo, nã por interesse, não por imposição da sociedade, e sim porque queremos viver num mundo melhor.
Portanto, acredito q os rótulos como a Ação de Graças, por exemplo, não funcionam, a não ser q façamos c/ q este espírito de bondade perdure por todo o ano e não por um dia só.
É isso.
Bjos.
Patty Q.

Anônimo disse...

Acredito que nao exista uma regra geral em que passamos definir todas as pessoas
e suas açoes.Acho que muitas pessoas (pessoas em extinçao ) que sao boas de
coraçao fazem bem de graça mesmo sem esperar algo em troca.Mas a grande maioria
hoje ou é absolutamente indiferente aos outros ,ou seja, so pensam nelas mesmas
e nem conseguem ve a dificuldades das outras pessoas ou sao interesseras ajudam
quando convem quando pode interessar de alguma forma ajudar aos outros.eu acho
que pessoas que um dia em especial para praticar o bem na verdade estao com sua
conciencia pesada pelo o que fizeram no restante do ano e tentam se redimir
ajindo de maneira absulatamente gentil durante um dia do ano.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

sobre o que leva as pessoas a praticarem boas ações, já percebi que algumas buscam merecer de Deus algo que desejam muito e tentam fazer- digamos - "uma média" com Ele. Outras vi que temem a Deus e pocuram viver de maneira reta e bondosa por crerem ser esse seu compromisso pessoal que cada um deve ter com o Criador. Outras trazem o coração cheio de gratidão por tudo que receberam e recebem sem que possuam mérito algum - pura graça - e pautam seu agir com base em: "de graça recebestes, de graça dai".